Potabilização
GM/MS Nº 888/2021
PRFV
A Estação de Tratamento de Água (ETA) é uma equipamento que purifica água bruta, tornando-a própria para consumo humano e uso industrial. Utiliza processos físicos, químicos e biológicos para remover contaminantes, partículas suspensas e microrganismos nocivos da água captada de fontes naturais como rios, lagos e aquíferos.
O processo de tratamento em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) envolve três etapas principais: coagulação, floculação e decantação.
Na coagulação, produtos químicos são adicionados à água bruta e misturados rapidamente.
Em seguida, ocorre a floculação, onde a água é agitada lenta e suavemente, promovendo o contato entre as partículas desestabilizadas. Isso faz com que elas se agrupem, formando flocos maiores e mais pesados.
Por fim, na decantação, a água flui lentamente através de grandes tanques, onde os flocos formados se depositam no fundo devido à gravidade. A água clarificada permanece na parte superior, separando-se naturalmente do lodo acumulado.
Este processo de três etapas é fundamental para remover a maior parte das impurezas presentes na água, preparando-a para as etapas subsequentes de filtração e desinfecção.
A eficácia de cada etapa depende de fatores como a qualidade da água bruta, o tipo e a dosagem dos produtos químicos utilizados, e o tempo de detenção em cada fase do processo.
CEO | Fundador
Engenheiro civil (UERJ – 1984), com atuação específica nos setores de saneamento e de desenvolvimento científico e tecnológico. Pós-doutorado no Departamento de Gerenciamento de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim e doutorado em engenharia do tratamento de águas pelo Institut National de Sciences Appliquées de Toulouse (França – 1993). Professor titular do Departamento de Engenharia Ambiental e do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Núcleo Água da UFES. Sócio proprietário da empresa Fluxo Ambiental. Integrante da Comissão de Estudo de Conservação de Água em Edificações (ABNT/CB-002).
Nossas ETAs são projetadas para o tratamento de água proveniente de mananciais (rios, lagos, represas) ou poços artesianos. Elas removem impurezas, sedimentos, bactérias e outros contaminantes, garantindo que a água esteja potável e segura para consumo humano ou para uso em processos industriais.
As nossas Estações de Tratamento de Água são fabricadas em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV). Este material oferece alta resistência à corrosão, durabilidade e leveza, garantindo uma longa vida útil e facilidade de instalação. Além disso, o PRFV é um material inerte, que não interfere na qualidade da água tratada.
Para solicitar um orçamento, você pode entrar em contato conosco através do nosso site, por telefone ou e-mail. Nossa equipe de especialistas irá coletar informações sobre as suas necessidades específicas, como a vazão de água a ser tratada, a qualidade da água bruta e os requisitos do seu projeto. Com base nessas informações, elaboraremos um orçamento detalhado e personalizado para a sua ETA.
Preencha o formulário ao lado com seus dados e entraremos em contato o quanto antes para te auxiliar.